terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO


1-     O Verdadeiro Cristão Anda na Luz

Em  I Jo 1:5-6 João afirma que se alguém diz que tem comunhão com Jesus e anda nas trevas está mentindo, por isso é fundamental que o discípulo ande na Luz, se exponha à Palavra de Deus, se deixe moldar pelo Senhor, de modo que o Cristão verdadeiro não terá pontos escuros em sua caminhada, ainda que seja um pecador remido, mas até seu pecado é confessado e trazido à tona, pois João 3:20  diz: Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.  

2-    O Verdadeiro Cristão tem Comunhão com seus Irmãos

Os cristãos creem em um só Deus, o qual nos adotou como seus filhos, por isso somos irmãos. Lendo I João 3:4-17, me deparo com três afirmações confrontantes: “Quem não ama permanece na morte”... “Quem odeia seu irmão é assassino”... “devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. Em meio a uma geração acostumada com a impessoalidade, individualismo e egoísmo, somos convocados a pensar e agir de forma diferente, Jesus disse que nos últimos dias o amor se esfriará e não precisa ler e assistir os periódicos para ver o quanto essa informação é verdadeira. Não há como ser cristão e não viver em comunidade.

3-    O Verdadeiro Cristão Guarda os Mandamentos

Já em I João  2:4 e 5:2-3, tremo toda vez que leio “Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele”. Temos visto pessoas crentes que querem viver à margem de Deus, não aceitam serem exortadas para se voltarem aos mandamentos divinos em contrapartida muitos os acham pesados, outros são libertinos e fazem mal uso da graça de Deus, de modo que ecoa em nossos ouvidos que aqueles que afirmam conhecer Jesus Cristo, mas vivem segundo suas próprias normas é mentiroso, Deus tem uma vontade, que é boa, perfeita e agradável.

4-    O Verdadeiro Cristão Anda como Jesus

Quase desmaio sempre que me deparo com a afirmação de I João 2:6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. O confronto que João faz entre o que se diz e o que se faz é impressionante, não podemos amar a Deus só de palavras, deve haver coerência entre o discurso e a prática, é o que ouvimos muito no meio evangélico, mas será que levamos a sério que como cristãos devemos andar como aquele a quem chamamos de mestre? Será que nossas negociações e relações familiares refletem as atitudes que Jesus Cristo teve como homem? Será que estamos dispostos a aprender com Ele, que é manso e humilde de coração? Precisamos pensar sobre isso.

5-    O Verdadeiro Cristão não Ama o Mundo

As marcas do verdadeiro cristianismo não param por aí, lemos também em I João 2:15 “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Esse sistema chamado mundo é governado pelo diabo, de modo que suas estratégias apontam para uma sociedade pós cristã, sem inclinação para as coisas do céu. As teologias da prosperidade e da libertação são manifestações claras do pensamento da nossa geração que é apegada ao mundo e às suas coisas. Desejamos tanto os bens e as ofertas deste mundo que estamos perdendo o desejo pelas coisas celestiais. Mas o verdadeiro cristão vai remar contra a maré e vai abrir mão do mundo e de seus manjares.

6-    O Verdadeiro Cristão pratica a Justiça

Os versos de 6 a 10 em I João 3, são de tirar o fôlego, quando afirmam que aquele que nele (Jesus) permanece não está no pecado. E acrescenta que todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu, e ainda: aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio, fazendo uma diferença clara entre aqueles que são de Cristo e aqueles que são do diabo, pois se tratam de sementes distintas. O texto ainda afirma que todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.  Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus. Ufa quanta responsabilidade temos como cristãos, será que você tem visto essa marca em sua vida? A semente divina está gerando isso em seu coração? Pois é a Palavra de Deus é desafiadora mesmo.

7-     O Verdadeiro Cristão é Amoroso

Por fim, sem ter a pretensão de ser completo em minha abordagem, pois creio que há muito a ser dito sobre um Verdadeiro Cristão. Gostaria de afirmar que não há cristianismo sem manifestação clara de Amor, pois o mesmo está derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. Deus é amor, é dele que procede o amor, de modo que quem tem comunhão com Ele não pode manifestar outra coisa senão o amor, pois é prova que estamos com Ele, que o conhecemos de fato. Quando João diz: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. É de deixar os cabelos em pé, pois o que vemos na atualidade é boa parte dos ditos evangélicos não manifestarem amor nem por seus próprios familiares. Quanto mais por aqueles que perseguem e odeiam a igreja. Se tem uma marca que identifica de longe um verdadeiro cristão é o amor, pois Jesus é o nosso maior exemplo disso. Por que temos tanta dificuldade em perdoar? Por que há tantos que passam necessidades básicas dentro de nossas igrejas? Não seria por ventura falta do dom supremo? Pois bem I João 4:7-8 I João 4:20-21 deixa claro que devemos amar, é mandamento, não se trata de opção.
Fica aqui o desafio, será que seu cristianismo passaria nesses testes? Boa prova!
Pr. Alexsandro Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets